A responsabilidade social é uma preocupação constante do Grupo Olival Tenório. Uma de suas ações é melhorar a vida de seus colaboradores, incentivando-os a desenvolver capacidades. Pensando assim, foi que as empresas do grupo firmaram parcerias com o Sistema “S” SENAR / SESI-SENAI, para a promoção de cursos e treinamentos com seus colaboradores rurais e urbanos, assim como convênios com diversas instituições de ensino, oferecendo oportunidades de estágios pré-curriculares. Outra ação de destaque foi a implantação do projeto “Enxergando o Futuro” para alfabetização de seus funcionários.

Ainda na área social, no ano de 2006 a Destilaria Porto Alegre foi certificada pela Fundação Abrinq como empresa amiga da criança, atendendo a 10 compromissos com a infância e a adolescência, prevenindo e erradicando o trabalho infantil, garantindo saúde e educação aos filhos de funcionários, assim como investindo em ações que melhorem a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A Usina Porto Rico também está se preparando para ser certificada como empresa amiga da criança a partir do ano de 2008.

Na área ambiental, as usinas do grupo requereram junto ao IBAMA o reconhecimento de diversas áreas como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, juntas somam mais de 1000 há de Mata Atlântica, preservando mais de um milhão de espécies de plantas nativas lá existentes. Importante ressaltar que as usinas já possuem mais de 2500 há de áreas preservadas, compostas em sua maioria de Mata Atlântica. Em parceria com a Organização não-governamental IPMA - Instituto para Preservação da Mata Atlântica, a Usina Porto Rico e a Destilaria Porto Alegre adotaram o Papagaio-Curau e o Quati, respectivamente, como mascotes de um projeto que prevê três programas básicos: Preservação das Matas, Reflorestamento e Educação Ambiental. Esse trabalho permite áreas espaçadas sejam interligadas para auxiliar o fluxo de migração de animais.

O trabalho ambiental não se restringe às áreas de Mata Atlântica. As empresas adotam em todas as suas áreas práticas que contribuem para proteção do meio ambiente e de seus colaboradores, como por exemplo, a redução de uso de aditivos químicos no combate a pragas e doenças da cana, sendo prioridade o controle biológico ou mecânico. No caso da broca gigante, o controle é feito através da colheita dos insetos adultos, do uso de predadores naturais e da eliminação mecânica das pragas nos colmos atacados. Outras pragas, a exemplo da Diatréa e Cigarrinha, são combatidas com inimigos naturais reproduzidos em laboratórios - a vespa Cotésia Flavipis e o fungo Metarhizum, respectivamente. A reutilização de todo o efluente usado nos seus processos industriais na fertirrigação de seus canaviais é outra importante ação ambiental, tornando-se, assim, cada vez mais responsável o uso dos recursos naturais.